LUSITANOS

Esta é a Área onde estará disponível tudo o que seja Informação que não seja especialmente específica e/ou não se enquadre em nenhuma das outras Áreas.
Avatar do Utilizador
ARGHADON
AMOR
AMOR
Mensagens: 168
Registado: 23 fev 2015 21:06
Contacto:

LUSITANOS

Mensagempor ARGHADON » 09 mar 2015 21:51

Os Lusitanos eram também eles Celtas, embora diferentes e com diferentes influências, com uma Espiritualidade que não seguia aquilo que é conhecido como a Linha Celta Tradicional.

A sua língua, o Lusitânico, era uma língua de origem Proto-Céltica, razão pela qual os Lusitanos e os restantes Celtas se compreendiam tão bem, apesar de algumas diferenças entre o Lusitânico e o Gaélico (um pouco como os Portugueses e os Galegos, que apesar de hoje falarem línguas distintas, a Língua-Base era a mesma, o Galaico-Português).

Os BÁRBAROS dos romanos, quando ocuparam a Península Lusitânica (e não Ibérica, porque os Iberos ocupavam uma faixa MUITO restrita e estreita do território e exclusivamente a Nordeste e Leste, em número demográfico MUITO inferior aos Lusitanos) dividiram aquilo que era a Lusitânia em várias províncias e "povos", não tendo nunca percebido que eram todos Celtas, que a sua Língua era a mesma, apenas com derivações ou dialectos distintos e vestuário distinto, sendo que todos faziam parte da mesma Identidade, do mesmo Povo.

Se a mesma lógica fosse hoje seguida, não haveria Portugal, nem se falaria Português, pois cada Província, cada sotaque, cada aspecto etnográfico distinto, seria considerado um Povo, uma Língua e um Costume diferente!
Ora isto não faz qualquer sentido!
Todos hoje somos Portugueses, como todos então eramos Lusitanos/Celtas.

Só assim se compreende, aliás, que Viriato tenha sido o Chefe Supremo dos Lusitanos, Celtas, Brácaros, Vetões, Vaceus, Turdetanos, Galaicos, Cónios (uma ramificação dos Lusitanos, fixada mais a Sul e Sudoeste, desde o Algarve a Sesimbra) e até dos Celtiberos (uma fusão entre Celtas e Iberos), precisamente por serem uma única e só coisa, com uma única identidade "Nacional" própria e una, independentemente das várias diferenças e dialectos, tal e qual um Minhoto, Transmontano, Beirão, Extremenho, Ribatejano, Alentejano, Algarvio, Madeirense e Açoreano, é Português, independentemente dos seus seus sotaques, costumes, etc...

Quanto a haver Druídas na Lusitânia, é claro que sim, que existiram, todavia, os Lusitanos não tinham Druídas, mas sim Sacerdotes, sendo que algumas das funções dos Druídas eram comuns, mas a forma de trabalhar dos Sacerdotes era diferente, precisamente pelas suas diferentes influências na sua Espiritualidade, o que tornava tudo diferente, como o chamado Culto a Endovélico (Solar e sendo Endovélico o próprio Sol), que não encontra paralelo em qualquer comparação que se faça relativamente à Espiritualidade Celta.

Mas sobre isto aínda muita coisa há a descobrir, provar e demonstrar, mas caindo os investigadores sempre no mesmo erro (fontes dos BÁRBAROS romanos), não se prevê que seja tão cedo que passem a investigar pelo lado correcto (Filologia, Etnografia, Antropologia)...

Liturgias? Nem Sacerdotes Lusitanos nem Druídas usavam disso!

Só não se sabe sobre as prácticas dos Druídas, quando não se quer saber, porque há informação disponível e não é pouca, bastando saber procurá-la.

Neo-Paganismo, não sei o que seja, para mais quando o termo Pagão é Depreciativo e Injurioso, vindo do Latim e significando "Campónio", tal como em Português usamos o "Saloio" ou "Parôlo" e tal como os Judeus usam o Gentio para quem não é Judeu!

Por outro lado, essa tralha inventada há coisa de 60 anos (e que faz uma absoluta misturada de coisas que nada têm umas a ver com as outras, tentando conciliar o inconciliável) andar a tentar colar-se ao Druidismo para se legitimar e enganar pessoas, também em nada ajuda e só é prejudicial!

Quanto ao não se saber nada sobre os Druídas, afinal sempre se sabe alguma coisa: http://www.arghadon.com/DIVULGA/viewtopic.php?f=24&t=62

E sim, os Sacerdotes Lusitanos trabalhavam de forma diferente, porque as suas influências eram diferentes e parte so seu Conhecimento era também de fontes diferentes (Egipto, por exemplo), embora algumas fossem comuns aos Celtas (Atlântida, por exemplo), estando por isso mais ligados ao Sol do que à Lua, com a Cura e a Medicina a estarem intimamente ligadas ao Sol/Endovélico, apesar de dominarem também as Energias Lunares, que tinham herdado dos Celtas Originais.

Isto diverge, por completo, com a forma como os Druídas trabalhavam a Cura e a Medicina, pelo que a forma de trabalhar de uns e outros não podia ser senão diferente.
Mais, ao contrário do que acontecia com os Druídas (largamente maioritários os homens), a larga maioria dos Sacerdotes Lusitanos eram MULHERES.
Adicionalmente, os Sacrdotes Lusitanos acumulavam essas funções com os papéis e tarefas que lhes incumbiam no seio tribal/clã, não exercendo essas funções em exclusividade, como acontecia com os Druídas, pelo que também aí a forma de trabalhar entre uns e outros era distinta.

ARGHADON
27/07/2013
:D Com a tua Presença me Honras! :D
:D A ti eu Honro com o meu AMOR, o meu Carinho, a minha Gratidão! :D
:D Com AMOR te saúdo, no AMOR te recebo, por AMOR aqui estamos! :D

Tag Ilimitado: (+351) 93 470 7077 (chamadas confidenciais auto-rejeitadas)
Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/Livre.Arbitrio/

Voltar para “INFORMAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron